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Entidade anunciou os novos CFOs das comunidades, lançou o e-book "Caminhos de inclusão racial", abriu as inscrições para o "Você Inspira LACTE" e apresentou as novidades para 2024

Na quinta-feira (23), a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) realizou, no Tivoli Mofarrej, na capital paulista, a sua 4ª Reunião Global das Comunidades, com a participação de 217 profissionais de diversas localidades do país, sendo 91 on-line e 126 presenciais.

Na abertura do evento, Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV, ressaltou a importância do associativismo. “Agradeço a todos pelo ano incrível e por tudo que entregamos, junto aos associados. Isso é consequência da contribuição valorosa de cada um de vocês. Porque não fazemos um caminho de sucesso sozinhos, mas sim em conjunto. A nossa expectativa é de um próximo ano repleto de realizações para construir um futuro brilhante da entidade”, comenta. 

O tema principal nesta última edição de 2023 foi “sustentabilidade”. Trícia Neves, co-founder e managing partner da Mapie - consultoria hoteleira, relembrou os princípios abordados nas outras três reuniões, sendo eles: ética, transparência e segurança (1ª Global), colaboração (2ª Global), equidade, inclusão e diversidade (3ª Global). “O princípio deste último encontro foi “sustentabilidade” com o respeito ao meio ambiente, social e as práticas coerentes e governança. São temas urgentes na sociedade para implementar nas empresas”, destacou Trícia. 

A primeira atividade da 4ª edição foi o vídeo de Ana Paula Arbache, fundadora do Hub Mulher e da Arbache Innovations, que ressaltou o Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG). De acordo com a palestrante, a sustentabilidade virou uma palavra tão usada, mas pouco entendida e as pessoas precisam mostrar o que é realmente. “Discutir essas temáticas transversais é importante em qualquer segmento das nossas vidas. Estamos falando de negócios e precisamos de resultados, mas isso deve acontecer para todos os envolvidos. Uma questão que precisa ter atenção em diferentes dimensões, porém, o principal é focar no sujeito. Na ética é necessário olhar para o ser humano e nas outras áreas precisamos seguir essa conduta. Tudo o que fazemos tem a ver com a sustentabilidade do sujeito em virtude das nossas empresas. Gerar, produzir e gerir os negócios não podem ser resultados acima de tudo, afetando as pessoas negativamente. Com o mundo digital, essas ações vêm à tona e isso prejudica a imagem da marca. Aquilo que a gente faz impacta a sociedade. Não tem como ter essa dessocialização”, ressaltou Ana Paula. 

A palestra também destacou as diferenças salariais, nepotismo, burnout (Síndrome do Esgotamento Profissional), trabalho escravo e infantil, além da saúde e segurança da mão de obra. Foram apresentadas, ainda, ações de gestão estratégica e sistêmica de sustentabilidade ética, social, ambiental e governança/financeira (link).

Dinâmicas em grupos

Com o tema “O que você já incorporou à sua rotina que acredita que contribui com a sustentabilidade?”, a ALAGEV dividiu grupos para debater o assunto e trouxe insights como reciclagem, uso de energias renováveis e ações para o desenvolvimento sustentável dos locais ao redor das empresas.

Empresas sustentáveis

Como anfitriã do encontro, a Paytrack trouxe o tema “Sustentabilidade em viagens corporativas” e explicou ações desde redução de copos e de energia, diminuição de papel para impressão com o uso de aplicativo e políticas sustentáveis. A empresa mostrou que é possível criar um prédio projetado para fazer o uso de luz natural e maior circulação de ar, com isso a marca evita gastos excessivos. “Além dessas ações realizamos coleta seletiva e promovemos cursos e meetups de tecnologia e desenvolvimento profissional, contribuindo para a valorização de Blumenau (SC). Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre questões relevantes discutidas globalmente. Nos últimos meses realizamos capacitações como arquitetura escalável, produto/ux e QA em transformação”, disse Guilherme. 

Já o Tivoli Mofarrej, hotel que é sede há oito anos das reuniões globais, mostrou suas ações de ESG, entre elas a utilização de 100% de energia elétrica de matriz energética limpa, programa gás HCFC zero (compostos formados por átomos de hidrogênio, cloro, flúor e carbono); além de reciclagem, reuso de calor e de água e compostagem. “Com essas ações, principalmente de energia renovável, reduzimos nossos custos em 20% a 30%. Isso para um hotel do nosso porte é uma ótima economia. Além disso, diminuímos a emissão estimada de 376 toneladas de CO2 na atmosfera”, destacou Leonardo Stangueti, gerente de vendas do Tivoli Mofarrej. 

Novos CFOs das comunidades

Durante a reunião, a ALAGEV apresentou os novos Chiefs Financial Officer (CFOs) das comunidades. Ao todo são 42 profissionais que passam a integrar a entidade (link).

Casa Causa

No segundo bloco do encontro, após o coffee break, José Marques, da Casa Causa, apresentou a nova lei para a Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) em eventos para o estado de São Paulo. A regra é aplicada para eventos públicos, privados ou público-privados, que incluem shows e festivais musicais, manifestações culturais, congressos, seminários, workshops, feiras e convenções.

De acordo com o especialista, caberá aos organizadores, estabelecimentos onde serão realizadas as atividades, fornecedores dos materiais e produtos que geram resíduos, a obrigatoriedade da destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados no evento. A destinação final correta dos itens deverá considerar a participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou outras parcerias. Além disso, os organizadores ou locais devem elaborar Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). 

Dinâmica sustentável

José trouxe David Max André, colaborador da Casa Causa, especialista em resíduos recicláveis, que realizou uma ação interativa de educação ambiental sobre a separação desses materiais e esclareceu dúvidas dos participantes. 

ALAGEV News

Para a parte final do evento, a ALAGEV apresentou os resultados de 2023 e os anúncios para o próximo ano. Ao todo, foram 447 empresas associadas com 45% fornecedores e 55% clientes; além de 10 mantenedores e 17 comunidades, sendo três novas criadas recentemente (Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ), Gestores de viagens LATAM (GVLAT) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB)). A associação também realizou 8 projetos de pesquisas e ações com parceiros, 63 reuniões setoriais, 4 reuniões globais e 15 participações em eventos. 

Já o LACTE - 18ª edição contou com mais de 1.300 participantes, sendo 40% gestores de viagens e eventos e 60% fornecedores, 100 palestras e mais de 70 patrocinadores. O aplicativo do encontro registrou 224.435 interações. 

Pensando no corporativo, a associação ainda anunciou uma nova vaga de gestor de viagens e eventos corporativos no Conselho da ALAGEV. A empresa que deseja concorrer a essa vaga deve ser associada à entidade há mais de um ano. 

Lançamentos

Durante o encontro foram anunciados os links do “Guia ESG e os conselheiros”e o e-book “Caminhos de inclusão racial”, uma jornada pela igualdade negra nas viagens e eventos corporativos. 

Outro destaque entre as novidades foi o projeto Educa, que, em janeiro, terá o lançamento on-line e apresentará a agenda completa de workshops. Durante 2023, a iniciativa criou ações in company personalizadas e manterá esse programa em 2024.

Missão Portugal

A ALAGEV mencionou o sucesso da 2ª edição da Missão Empresarial e Educacional para Portugal em parceria com TAP Air Portugal, Assist Card, Shift, Gru Aiport, Visit Portugal e Intercontinental. A iniciativa levou um grupo de gestores de eventos corporativos para o país europeu entre 11 e 18 de novembro. 

O programa teve como objetivo trazer conhecimento e experiências por meio de uma agenda composta por conteúdos. O projeto também apresentou os principais atrativos corporativos do país europeu, visitando destinos diferentes do tradicional, como: Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, Braga, Vale do Douro além de Porto e Lisboa, proporcionando aos meeting planners conhecimento atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco e compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes. 

Próximos eventos

LACTE - 19ª edição - Tema e causa social
O LACTE, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista, e tem como tema "Inspire", criará conexões significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade corporativa para que se conectem, aprendam e gerem negócios, fomentando um mercado equilibrado, ético e transparente. 

Essa edição mobiliza sua comunidade para uma mudança cultural, convidando para o combate aos estereótipos negativos associados à idade. O objetivo da causa é valorizar e respeitar a sabedoria e a experiência, além de lutar por uma maior diversidade etária no setor, garantindo que os mais velhos continuem ativos compartilhando suas histórias, conhecimentos e habilidades. 

Novidades do LACTE- 19ª edição

Com a ideia de “Shall we dance” traduzindo para “Vamos dançar”, em que a ALAGEV convida todos a participar e promover ações em conjunto, os minilabs serão compostos por 16 sessões, sendo 8 no palco principal e 8 em salas especiais. A ideia é unir duas ou mais comunidades para debater temas polêmicos do mercado. O auditório também terá dinâmicas diferentes com cocriações de case memorandum, workshops e roda viva. 

Você Inspira no LACTE

A associação anunciou a abertura das inscrições para a 2ª edição do “Você Inspira no LACTE”, iniciativa que homenageia os melhores cases de eventos e viagens corporativas. Os troféus serão entregues no final do primeiro dia do LACTE. As inscrições (link) estarão abertas até o dia 13 de janeiro. Podem participar os associados ALAGEV em dia com a associatividade. Cada empresa poderá cadastrar até dois cases por categoria.

Premiações da 4ª Reunião Global
A ALAGEV promoveu uma premiação especial para os associados que participaram de todas as reuniões globais e dos encontros do Hub ESG. Como bônus, Carolina Cabral (Fairmont), Paula Barros (Cornélio Brennand) e Liliana Moreira (LTN Brasil) receberam 10 mil pontos para serem trocados na Livelo, programa digital de recompensas, disponível via aplicativos de celular. 

No final, os gestores e parceiros aproveitaram um happy hour oferecido pelo Tivoli Mofarrej para celebrar mais um ano de sucesso e comemorar os 20 anos da ALAGEV, completados em 2023.