Ocupação hoteleira de Petrópolis durante o Carnaval de 2025 chegou a 93,66%
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Mais de 400 turistas, nacionais e estrangeiros, foram ouvidos em locais como a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal. A cidade possui sete CITs, além...
Espaço será inaugurado este mês em meio ao charmoso centro histórico da cidade
Levantamento em seis destinos baianos visa qualificar a experiência dos visitantes e planejar o próximo Carnaval.
Cidade terá desfiles de 48 cortejos por diversas regiões até o fim desta segunda-feira (03/03)
Petrópolis se prepara para a tradicional Festa do Colono Alemão com prêmios e experiências exclusivas para a Rainha e Princesas.
Executivo acumula experiência de mais de 30 anos na área, tanto no Brasil como no exterior.
Resort oferece infraestrutura completa de lazer, gastronomia e bem-estar, além de ser referência em eventos e congressos.
Degustação, que aconteceu nos dias 17 e 20 de fevereiro, durante a Movelsul 2025, foi realizada no lobby do hotel.
Destino Bahia é promovido nos Estados Unidos e tem destaque na mídia internacional.
Descubra cinco lugares imperdíveis para conhecer em Tijucas do Sul (PR).
Ao longo de sete dias essa experiência única de vivência é realizada em parceria entre a Auroraeco, operadora de luxo pioneira em viagens culturais...
Um dos objetivos do encontro foi estabelecer diálogo entre os órgãos que monitoram a atividade turística para criar critérios comuns de informações sobre o setor
A importância de padronizar os sistemas de informações e estatísticas que ampliam o conhecimento sobre o mercado de viagens no país foi o foco do 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, em Maceió (AL). O evento reúne gestores de turismo de estados e municípios, representantes do MTur, da Organização Mundial do Turismo (OMT) e das universidades para discutir e trocar experiências sobre o uso dessa ferramenta de gestão do turismo.
Ao abrir o evento, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, relacionou o aumento da competitividade do turismo brasileiro à existência de uma base consistente de dados e mecanismos de monitoramento que forneçam subsídios confiáveis para orientar as políticas públicas para o setor. “O que não se mede não se gerencia, já temos algumas ferramentas como o Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro, mas precisamos avançar mais. Precisamos padronizar a metodologia para construir uma base nacional de informações - e os observatórios estaduais e municipais são importantes nesse processo”, disse.
O país conta hoje com vários observatórios que monitoram indicadores da atividade turística em suas áreas de atuação. Hoje são nove observatórios estaduais (AM, BA, DF, ES, GO, MG, PR, PA e RS) e quatro municipais (BH, Porto Alegre, São Paulo e Vitória) registrados no site do MTur, alguns criados em parceria com universidades, como o de Cristalina (GO) implementado pelo CET/UNB, e com a iniciativa privada. A maioria deles com menos de três anos de funcionamento.
A secretária de Turismo de Maceió e presidente da Anseditur, Claudia Pessoa, falou sobre a importância dos sistemas de estatísticas para os municípios e da importância daquele tema para a instituição.
Já a secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, afirmou que os observatórios são fundamentais para compor uma conta satélite do turismo e mostrar a verdadeira importância desta atividade para o país. Já a presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Renato Molling (PP-RS), elogiou a iniciativa do MTur e falou do esforço da comissão, em parceria com o ministério e com o setor produtivo, para fortalecer a atividade turística no país.
O evento teve ainda palestras sobre Plano Nacional Estratégico de Estatísticas do Turismo, com José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas – Ministério do Turismo; ainda Experiência OMT – Observatório de Turismo Sustentável com Sofia Gutierrez, vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável do Turismo da Organização Mundial do Turismo, e ainda dos representantes de cidades que já implantaram observatórios de turismo.