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Ação criada pela Solution Comunicação e TV1.Com tem o objetivo de estimular o aluguel de carros no período das férias. A iniciativa envolve conteúdo, plano de mídia e ativações para cada momento das férias, do planejamento da viagem ao retorno para casa.

 

A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América Latina, lançou uma campanha de férias especial para ampliar o relacionamento da empresa com os clientes durante as férias de verão. Intitulada “As férias estão te chamando”, a ação objetiva estimular o aluguel de carros. A campanha, que teve início no dia 1o de dezembro e se estende até o dia 30 de janeiro, foi desenvolvida pela Solution Comunicação Estratégica em parceria com a Agência Digital TV1.Com.

“Desenvolvemos uma campanha positiva e convidativa, que mostra ao nosso público alvo como incluir o aluguel de carros no pacote de férias. A partir desse pensamento, desenvolvemos os motes", explica a gerente de conta da Solution Comunicação, Andréa Monteiro.

Essa viagem é minha cara

A etapa inicial da ação contou com a promoção “Essa viagem é minha cara”, desenhada pela Agência Digital TV1, para incentivar a antecipação das reservas de carro neste período. Os primeiros 700 clientes que reservaram um veículo pelo site da Localiza (www.localiza.com.br), para uso de 15 de dezembro e 14 de fevereiro, em qualquer área do território nacional em que a locadora opere, ganharam roteiros exclusivos, criados pelos especialistas da Plot, startup online de viagens customizadas.

Os contemplados são convidados a preencher um formulário com informações sobre seu destino, os viajantes e suas preferências. Alguns dias depois, eles recebem as dicas e detalhes dos melhores pontos turísticos, passeios e uma agenda personalizada de entretenimento no local escolhido.

"A ideia da campanha é otimizar o lazer com o carro alugado, destacando os benefícios e a liberdade de mobilidade ao optar por este serviço durante as férias, além de mostrar as ofertas da Localiza para estes meses. E ainda funciona como um gatilho para as vantagens da antecipação, especialmente em um momento em que as viagens nacionais ganham preferência entre os brasileiros", avalia Maurício Moreira, diretor de planejamento da TV1.Com.

A iniciativa envolve conteúdo, plano de mídia e ativações para cada momento das férias, do planejamento da viagem ao retorno para casa. Entre as ações e peças, as agências desenvolveram também a estratégia de relacionamento no site e nas redes sociais, ativação com influenciadores digitais e blogueiros do setor de turismo, e segmentação de contato com e-mail marketing para a base de clientes.

As agências da Localiza e as vans estão decoradas com adesivos, mobiles e displays. A ação inclui, ainda, flyer promocional e publicidade em jornais, revistas, rádios e mídia em aeroportos.

De acordo com o diretor de Marketing da Localiza, Herbert Viana, a expectativa é de que a campanha incremente em aproximadamente 30% o volume de negócios a lazer. “Já é uma tradição a Localiza desenvolver campanhas durante a temporada de férias. Esse é mais um momento em que a empresa chega forte no mercado, buscando ficar próxima dos clientes e promovendo inovações para manter seu protagonismo no negócio de aluguel de carros”, explica.

Vídeo viral convida clientes a entrarem no clima de descanso

Além de produzir as peças gráficas para divulgação das ações, a Solution criou um divertido vídeo que viralizou nas redes sociais da Localiza. O enredo destaca que as férias chegaram e convida os clientes a conferirem as ofertas especiais da Localiza para este período.

A área de embarque do Aeroporto de Confins foi escolhida como local para a gravação do vídeo com o objetivo de aproveitar o alto nível de interesse do público em viagens. “O grande diferencial da abordagem foi a realização da campanha antes das férias, quando as pessoas começam a se planejar para viajar, assim conseguimos inserir o aluguel de carros no roteiro de férias delas”, conta o diretor Herbert Viana.

Com o slogan “As férias estão te chamando” e "Atenda ao chamado das férias”, o vt já alcançou, até o momento, 1,7 milhão de pessoas. A expectativa da Localiza é de que o vídeo continue expandindo suas visualizações e, principalmente, estimulando o engajamento do público com a Localiza. “O feedback quantitativo e qualitativo até o momento mostra uma ampla aceitação dessa abordagem, o que nos motiva a realizar novas ações dessa natureza", explica Viana.