Duas novas estações começam a funcionar a partir de dezembro de 2013
Por Tammy Freitas, Rio de Janeiro
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Italo é o mais novo trem de alta velocidade da Itália, o único que pertence a uma companhia privada (todos os outros são estatais) na Europa. O Italo foi criado em 2006 por um grupo de investidores italiano, que injetaram cerca de 1 bilhão de euros no desenvolvimento do trem.
O Italo começou a operar em abril de 2012, e até dezembro do mesmo ano, cerca de dois milhões de passageiros utilizaram os serviços do trem. Este ano, de janeiro a julho, o número de usuários passou os 3,5 milhões.
O trem passa por 10 cidades divididas em 13 estações, são cerca de 50 viagens por dia. Os preços são acessíveis (uma média de 35 euros) e as viagens não duram mais que 4 horas, (o trajeto mais longo entre Veneza e Roma, dura cerca de 3h35min).
Na fase de desenvolvimento do projeto, foi realizada uma pesquisa de opinião para saber o que os passageiros de trem sentiam falta nas viagens e quais eram as principais reclamações. A NTV (empresa que possui o Italo) descobriu que a falta de segurança e o serviço de bordo figuravam entre as principais queixas, por isso, o Italo possui avançado sistema de segurança com câmeras e cadeados para as bagagens. Além disso, a empresa criou a NTV Hospitality Group, uma escola para treinar os funcionários que atendem o público nas estações, dentro dos trens e por telefone. Todos falam inglês fluente e estão preparados para atender as necessidades do cliente.
Segundo Federico Fava, diretor de marketing da NTV, “este é um cuidado que tivemos, saber exatamente quais eram as queixas dos passageiros dos trens estatais para oferecermos o melhor serviço. Este é o nosso diferencial, um serviço de qualidade com o preço acessível.”
O Italo é novo, e por isso o trem é bem conservado e confortável. Existem três categorias para o viajante escolher, a club, a prima e a smart, sendo a club a categoria com mais espaço entre as poltronas e serviço de bordo incluído no valor do bilhete e a smart a com menor, sem o serviço incluído no valor, mesmo assim, nas três opções o passageiro encontra conforto e acesso ao wi-fi grátis.
Para dezembro deste ano a NTV anuncia duas novas estações, uma em Rimini e a outra em Ancona, com viagens diretas para Torino, Nápoles e Salerno.