Ocupação hoteleira de Petrópolis durante o Carnaval de 2025 chegou a 93,66%
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Petrópolis possui a maior rede hoteleira da região, com 6.584 leitos, distribuídos em 106 hotéis e pousadas.
Mais de 400 turistas, nacionais e estrangeiros, foram ouvidos em locais como a Praça da Liberdade e o Palácio de Cristal. A cidade possui sete CITs, além...
Espaço será inaugurado este mês em meio ao charmoso centro histórico da cidade
Levantamento em seis destinos baianos visa qualificar a experiência dos visitantes e planejar o próximo Carnaval.
Cidade terá desfiles de 48 cortejos por diversas regiões até o fim desta segunda-feira (03/03)
Petrópolis se prepara para a tradicional Festa do Colono Alemão com prêmios e experiências exclusivas para a Rainha e Princesas.
Executivo acumula experiência de mais de 30 anos na área, tanto no Brasil como no exterior.
Resort oferece infraestrutura completa de lazer, gastronomia e bem-estar, além de ser referência em eventos e congressos.
Degustação, que aconteceu nos dias 17 e 20 de fevereiro, durante a Movelsul 2025, foi realizada no lobby do hotel.
Destino Bahia é promovido nos Estados Unidos e tem destaque na mídia internacional.
Descubra cinco lugares imperdíveis para conhecer em Tijucas do Sul (PR).
Ao longo de sete dias essa experiência única de vivência é realizada em parceria entre a Auroraeco, operadora de luxo pioneira em viagens culturais...
Evento promovido pelo IFTTA - Fórum Internacional de Advogados de Viagens e Turismo
Joandre Ferraz, coordenador jurídico do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) e especialista em Direito do Turismo, foi um dos expositores na 26ª Conferência Internacional sobre Direito do Turismo, evento promovido pelo Fórum Internacional de Advogados de Viagens e Turismo (IFTTA), na Argentina, de 4 a 6 de novembro. Em sua apresentação, o advogado falou sobre Pacotes Turísticos e Proteção dos Usuários na Nova Lei de Agências de Turismo no Brasil nº 12.974, sancionada em 2014.
De acordo com Ferraz, o projeto originário da nova lei sofreu veto de quase todos os artigos sobre a responsabilidade das agências de turismo, que permanece sujeita ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Com isso, perdeu-se a oportunidade de melhor distinguir a responsabilidade da intermediária e da organizadora de serviços turísticos fornecidos por terceiros”, explica.
Nova diretiva europeia para pacotes turísticos
Entre os temas expostos por advogados do Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Argentina, Alemanha, Áustria e Israel, a nova diretiva europeia para pacotes turísticos aprovada recentemente em substituição à Diretiva nº 34/1990 e que “continua permitindo que as leis nacionais distingam a responsabilidade das agências intermediárias e das organizadoras”, afirma Joandre Ferraz.
Consumidor tem garantia de reclamar contra empresas aéreas
Durante a exposição do Sistema Alemão de Conciliação Alternativa para o Transporte Público, instituído em 2009, chamou a atenção a Lei do Transporte Aéreo de 2013, segundo a qual o consumidor tem garantia de reclamar contra companhias aéreas. “O sistema abrange mediação, conciliação e arbitragem com custos suportados pelas empresas. O índice de solução chega a 91%, com prazo inferior ao das ações judiciais”, conta Ferraz. “Considerando a morosidade dos processos no Judiciário brasileiro, a adoção de mecanismo similar significaria responsabilização efetiva das companhias aéreas por atrasos, cancelamentos, sobrevenda e danos à bagagem, em vez de punir as agências de turismo, que apenas fazem a intermediação na reserva e venda de suas passagens; e que sequer são por elas remuneradas”, concluiu o coordenador jurídico do Sindetur-SP.